Santa Catarina no Século 19
Em 1807, a Capitania de Santa Catarina ficou subordinada à Capitania de São Pedro (atual Rio Grande do Sul).
Em 9 de setembro de 1820, o território de Lages foi transferido da Capitania de São Paulo para Santa Catarina.
Em 1821, Santa Catarina já era chamada de província.
Em 22 de maio de 1822, uma junta provisória assumiu o Governo da Província, de acordo com as novas regras das Cortes de Lisboa. A junta governou até 22 de fevereiro de 1824 e foi presidida pelo português Jacinto Jorge dos Anjos Correia.
O deputado catarinense Lourenço Rodrigues de Andrade foi enviado a Lisboa e assinou a Constituição Portuguesa de 23 de setembro de 1822, pela Província de Santa Catarina.
Em junho de 1822, José Bonifácio definiu três sedes de distritos eleitorais, em Santa Catarina, para as eleições da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa, convocada por D. Pedro: Vila do Desterro, Vila de São Francisco e Vila da Laguna.
Após a Independência do Brasil, os primeiros anos do Império foram tumultuados. Os ideais liberais entraram em conflito com a concentração de poder pelo Imperador Dom Pedro I.
No Rio Grande do Sul, eclodiu a Guerra dos Farrapos (1835-1845), que envolveu posteriormente parte de Santa Catarina. Em 1838, os revolucionários chegaram em Lages. Em março de 1839, os lageanos declararam sua adesão à República Rio-Grandense. Em julho, avançaram para Laguna, onde proclamaram a República Juliana. Houve a participação de revolucionários baianos no levante da Fortaleza da Barra Sul. Em 15 de novembro, Laguna foi reconquistada pelos imperiais e a República Catarinense foi extinta.
A República do Brasil
Em 1889, com a república instalada no Brasil, a Província de Santa Catarina tornou-se Estado Federado, com capital no Desterro.
Em 1893, irrompeu a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, que se estendeu até Santa Catarina e Paraná. Os revolucionários conquistaram o Desterro e estabeleceram sua base de operações na Ilha de Santa Catarina. A Cidade foi reconquistada pelos federais, em 16 de abril de 1894. Em 1º de outubro de 1894, a capital recebeu o nome de Florianópolis, em homenagem ao alagoano Floriano Peixoto, o segundo Presidente da República, pela Lei Estadual № 111. Foi uma guerra sangrenta, pacificada, em agosto de 1895, pelo baiano Galvão de Queiroz.
Mais: Século 19 no Brasil ►
Desterro (Florianópolis) por Debret, cerca de 1827 (ampliar)
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |