Santa Catarina no Século 20
No início do século 20, o estado de Santa Catarina está em grande evolução econômica, com a participação dos imigrantes, e com os limites de seu território em litígio com o estado do Paraná.
Em 9 de março de 1908, o Estado de Santa Catarina foi desmembrado do Bispado de Curitiba e criou-se a Diocese de Florianópolis, sendo a Matriz de Nossa Senhora do Desterro elevada a Catedral.
Em 1912 inicia-se a Guerra do Contestado. Uma área de cerca de 40 mil km², envolvendo alguns municípios, era disputada entre os estados de Santa Catarina e Paraná. A região tinha muitos camponeses que buscavam a regularização das terras por eles ocupadas, mas foram expulsos para a construção de uma ferrovia. Existiam também madeireiras na região disputando as terras. Os camponeses seguiam o líder religioso José Maria. A revolta foi esmagada em 1915 pelo exército, com apoio da polícia local. Hoje, o território é parte de Santa Catarina.
Em 1943, foi criado o Território Federal do Iguaçu, com áreas do oeste dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, mas foi extinto em 1946.
Mais: Século 20 no Brasil►
Ponte Colombo Salles, ligando a Ilha de Santa Catarina ao continente. Um projeto do arquiteto catarinense Pedro Paulo de Melo Saraiva, executado pela construtora baiana Odebrecht de 1973 a 1975.
Santa Catarina
A catarinense Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira deputada negra do Brasil e a primeira deputada do Estado de Santa Catarina. Antonieta nasceu em Florianópolis, foi professora de Português e Literatura, jornalista e escritora. Entre 1922 e 1927, fundou e dirigiu o jornal A Semana. Escreveu vários artigos para os jornais locais e foi membro do Centro Catarinense de Letras. Foi eleita, em 1934, pelo Partido Liberal Catarinense e reeleita em 1947, como suplente. Em 29 de julho de 2004, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu o Programa Antonieta de Barros, que trata da complementação curricular, visando a eliminação das desigualdades de gênero, raciais e sociais.
Transporte de mate em Santa Catarina, por volta do início do século 20.
Copyright © Guia Geográfico - Brasil |