Natal

 

A capital do Rio Grande do Norte é uma das cidades mais antigas do Brasil. Seu clima, suas praias e seu patrimônio cultural a tornaram um dos polos turísticos nacionais. São 878 mil habitantes (2016).

A Fortaleza dos Santos Reis começou a ser construída em 1598. Natal foi fundada no ano seguinte, provavelmente já como cidade. Sua condição como uma das primeiras cidades do Brasil (e não como vila) foi atestada por historiadores e cartógrafos antigos, como Albernaz (Cidade do Rio Grande, em 1640), Frei Vicente do Salvador (Cidade dos Reis) e o historiador pernambucano Jaboatão, que era muito criterioso em questões de cidades e vilas e tinha acesso a antigos manuscritos franciscanos. Jaboatão citou em seu Novo Orbe Seráfico Brasilico (1761): "Foi isto no ano de 1599, e logo se deu principio à Povoação, meia légua distante da Fortaleza, por haver ali lugar para isso mais oportuno, a qual foi também logo levantada com a honra de Cidade, a que deram o título do Natal".

Natal teria seguido a tradição das primeiras cidades do Brasil, como Salvador e Rio de Janeiro, que tinham funções estratégicas no contexto da defesa do território da América Lusitana.

Mais: Prefeitura de Natal

 

Praia

 

 

Igreja e Convento de Santo Antônio, em Natal, do século 18. O conjunto arquitetônico também inclui a Casa do Bispo e o antigo Erário Público. Vê-se o Rio Potengi (antigo Rio Grande), ao fundo.

 

◄ Rio Grande do Norte

 

Rio Grande do Norte

 

 

Historia Rio Grande Norte

 

Natal antiga

 

A bela escultura de índia em candelabro francês, instalada em 1912, no pátio interno do Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Trata-se de uma escultura do artista parisiense Jules Salmson, feita na celebrada Val d'Osne (foto Wagner do Nascimento Rodrigues).

 

A Fortaleza dos Santos Reis, mais conhecida como Forte dos Reis Magos, marca as origens da Cidade de Natal. A Fortaleza primitiva começou a ser erguida em 1598. Foi ocupada pelos holandeses de 1633 a 1654, que a chamavam de Castelo Ceulen.

 

Fortaleza

 

Escultura

 

Genipabu

 

Praia de Ponta Negra, em Natal, com o Morro do Careca, ao fundo.

 

Natal

 

Mapa Natal

 

 

 

 

Monumento

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Nordeste do Brasil.

 

Coluna Capitolina instalada no pátio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Foi retirada das ruínas do Templo de Júpiter do Monte Capitólio, em Roma, e doada por Benito Mussolini à Cidade de Natal, em comemoração da travessia aérea Roma – Natal, em 1928.

 

 

 

 

Rio Grande Norte Turismo

 

Natal

 

 

 

 

 

 

Divulgação

 

Divulgação

 

Canindé Soares

 

 

 

Patrick